top of page
chang-ye-HazMIZroH2E-unsplash.jpg

Histórico

Um pouco de nossa história

Em 18 de dezembro de 1952 foi fundada a Associação Paranaense de Bibliotecários, pelos bibliotecários recém formados, após almoço de confraternização no restaurante Beppe de Curitiba.  A primeira eleição para diretoria foi em 26 de junho de 1953. A Associação utilizou a sigla A.PR.B. para não ser confundida com a  Associação Paulista de Bibliotecários e era filiada a Associação Brasileira de Bibliotecários (A.B.B.). Por não ter sede própria a princípio usava as dependências do Colégio estadual do Paraná e a partir de 1955 passou a utilizar as instalações da Biblioteca Pública do Paraná
Paralelo a A.PR.B. foi fundada em 12 de junho de 1959 a Associação de Bibliotecários do Paraná (A.B.PR.) por iniciativa de grupo de Bibliotecários. Sendo a primeira eleição realizada em 15 de setembro do mesmo ano. Utilizava as dependências do Centro de Informações Bibliográficas da Universidade do Paraná.
As finalidades das duas entidades eram: 1) representar e defender, perante os poderes públicos os interesses dos associados, 2) apoiar os Bibliotecários em sua justas aspirações coletivas, 3) cultivar a solidariedade entre os Bibliotecários Paranaenses., 4) promover e estimular o aperfeiçoamento técnico e cultural dos Bibliotecários, mantendo intercâmbio cultural com entidades congêneres do país e do estrangeiro, organizando e realizando congressos para o estudo dos problemas de biblioteconomia,. 5) prestigiar a organização de Bibliotecas populares em todo o território paranaense, operando na medida de suas possibilidades.
A Diretoria das duas associações se reuniram em 16 de maio de 1968 para tratarem da fusão entre elas. Decidiram convocar reunião extraordinária de todos associados para deliberarem sobre a fusão e aprovação do novo estatuto.
Em 11 de junho de 1968 foi fundada a Associação Bibliotecária do Paraná como resultado da fusão das Associação Paranaense de Bibliotecários e Associação de Bibliotecários do Paraná. Sociedade civil, representativa da classe e filiada à Federação Brasileira (FEBAB).
Em 25 de janeiro de 1980 foi adquirida a primeira e atual sede própria da ABPR localizada na Rua Monsenhor Celso 225, 11º andar, conjuntos 1101 e 1102 em Curitiba – PR.
Além de promoverem a valorização e o reconhecimento do profissional Bibliotecário, um dos grandes trabalhos das Associações representativas foi a colaboração na organização dos seguintes eventos realizados em Curitiba: III Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação de 8 a 15 de janeiro de 1961;  X Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação de 22 a 27 de junho de 1979  e  XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação de 17 a 22 de julho de 2005, cujo tema central foi: Livro, literatura e Bibliotecas: exercício da cidadania.

bottom of page